Procuro divulgar o trabalho da Pedagogia Hospitalar como um atendimento escolar-hospitalar, onde as crianças que estão afastadas temporariamente da escola poderão dar continuidade a seus estudos no hospital ou em casa, e retornar a escola sem a perda das atividades e estudos decorrente deste período.
Tenho como objetivo conscientizar, discutir e ampliar as idéias com os profissionais que trabalham na área hospitalar, na saúde e na educação, sobre a importância da pedagogia hospitalar, da nova função do profissional do Pedagogo, especialista em educação, habilitado para desenvolver um trabalho mediador e intercessor no auxilio de atividades ludo pedagógica às crianças e jovens em tratamento.
O que vem a ser Brinquedoteca
A Brinquedoteca é um espaço que reúne muitas possibilidades e potencialidades para desenvolver trabalhos sérios e relevantes para as crianças através da brincadeira.
Ela é indicada para qualquer idade do zero aos 100 anos e mais, não se restringe a faixa sócio econômica de seus freqüentadores, ela trás o resgate da importância do brincar para a criança.
Este espaço pode ser uma sala ou uma casa, pode ser simples ou muito incrementado, o mais importante é que ofereça as crianças oportunidades para que possam exercer seu direito de brincar e conhecer as brincadeiras.
Quando falamos em brinquedotecas instaladas em unidades da área da saúde, podemos pensar que elas podem estar sendo instaladas desde os convênios Médicos e Laboratórios de Atendimento e unidades Hospitalares, portanto alguns cuidados devem ser tomados desde a escolha dos brinquedos e sua higienização até a atuação do profissional que estará na sala.
Preparar na Brinquedoteca o espaço do "faz de conta" para que seu ambiente seja impregnado de criatividade, de manifestações de afeto e de apreciação pela infância, a tal ponto que a criança se sinta esperada e bem-vinda.
Importância da Brinquedoteca
Segundo o Dr. Brian Sutton Smith, autoridade em desenvolvimento infantil
do Departamento de Educação da Universidade da Pensilvânia, os
brinquedos são tão importantes no brincar quanto os livros no estudar.
Os brinquedos dão as crianças á oportunidade de dominar e controlar o
ambiente, e criar outros mundos imaginários. Brincando, as crianças
constroem seu próprio mundo e os brinquedos são as ferramentas que
contribuem para esta construção.
É com os brinquedos que elas começam a desenvolver sua criatividade e
sua habilidade para mudar o futuro. Quando as crianças têm oportunidade
de brincar, vivem uma experiência que enriquece sua sociabilidade e sua
capacidade de se tornarem seres humanos criativos.
Os brinquedos fazem com que as crianças compreendam que o mundo está
cheio de possibilidades e que eles, brinquedos, simbolizam as
oportunidades de expansão da criatividade do homem.
Baseando-se nestas afirmações, se faz necessário chamar-mos a atenção
dos profissionais da saúde do setor hospitalar para a implantação da
brinquedoteca, como tentativa de tornar o setor infantil, Pediatria, um lugar
menos hostil e mais aconchegante, aliviando as angustia e favorecendo a
recuperação.
A Brinquedoteca no ambiente hospitalar tem função primordial e
reconhecida no restabelecimento da saúde do pequeno paciente, por se
constituir em um recurso de potencialização da continuidade do processo de
desenvolvimento infanto-juvenil, uma vez que a criança e o adolescente
poderão explorar um ambiente que, ao contrário do ambiente hospitalar, lhe
parece familiar e acolhedor.
Também, em contato com os brinquedos e as atividades programadas, os
pacientes podem se tornar participantes ativos do processo de reabilitação,
em que pese a maior aceitação da situação de hospitalização, maior
propensão a aderir ao tratamento e o incremento da confiança na equipe de
saúde.
Neste ponto, a brincadeira tem participação especial. No intuito de valorizar
a brincadeira e fazer dela um ponto importante no desenvolvimento infantil,
surge a Brinquedoteca, ajudando a suprir a necessidade de um espaço
onde à criança possa se integrar socialmente e vivenciar atividades em um
ambiente repleto de ludicidade. É possível, também associar o aparecimento
da Brinquedoteca como resultado de uma sociedade que teve de abolir a rua
como local de encontro e brincadeira de crianças.
O desenvolvimento social das crianças é um assunto importante e deve ser
tratado de forma adequada, pois a criança que vive em comunidade adquire valores de grupo.
Histórico
Historicamente, a primeira idéia de Brinquedoteca surgiu em 1934, em Los Angeles, para solucionar um problema causado pelo roubo de brinquedos de uma loja, pelas crianças de uma escola municipal. Criou-se, então um serviço de empréstimo de brinquedo (Toy Libraries) como um recurso comunitário, utilizado até os dias de hoje. (CUNHA, 1998) A evolução deste serviço ocorreu com mais intensidade na década de sessenta, se expandido para a Europa, mais especificamente para a Suécia, Inglaterra, Bélgica e França, não mais com a função de empréstimo exclusivamente, mas ligada à orientação de crianças excepcionais e ao estímulo à aprendizagem. (CUNHA, 1998).
Assim nascem mais duas outras funções da Brinquedoteca: a educacional e a terapêutica. Em 1976, realizou-se, em Londres, o Primeiro Congresso sobre o assunto e de acordo com CUNHA (1998), o trabalho iniciado com o empréstimo de brinquedos, tornava-se a cada dia mais abrangente. Já em 1987, no Congresso Internacional de Toy Libraries, no Canadá, questionou-se a adequação do nome Toy Libraries, visto que esta instituição já realizava outras funções, tais como apoio às famílias, orientação educacional, estímulo à socialização e resgate da cultura lúdica. (CUNHA, 1998).
No Brasil, em 1971, realizou-se no Centro de Habilitação da APAE, em São Paulo, uma exposição de brinquedos pedagógicos, direcionados aos pais de crianças excepcionais, aos profissionais e estudantes. O interesse pela exposição foi tão grande que a APAE criou um Setor de Recursos Pedagógicos para atender o público. (FRIEDMANN, 1998) Isso nos leva a admitir que entre nós a brinquedoteca já surgisse com um papel educacional/terapêutico que parece estar sendo mantido, provavelmente em função do fraco apoio público e privado ao setor educacional.
Em 1973, a APAE implantou um Sistema de Rodízio de Brinquedos e
Materiais Pedagógicos, centralizando todos os brinquedos, com o que
provocou maior utilização de todos os recursos existentes. Este espaço foi
chamado de Ludoteca. (“ SANTOS, 1995), nome formado pela junção de
ludo, “jogo, divertimento, brincadeira” e teca, originalmente” cofre, estojo”.
O espaço com o nome de Brinquedoteca, surgiu, pela primeira vez em
1981,com a criação da Primeira Brinquedoteca Brasileira na Escola
Indianópolis, em São Paulo, voltada para o ato de brincar, atendendo
diretamente a criança. A partir daí, foram surgindo outras brinquedotecas, o
que nos permite dizer que desde 1971 até hoje, vem crescendo no país a
preocupação com a função do brinquedo.
Já em 1984, criou-se a Associação Brasileira de Brinquedotecas,
responsável pelo crescimento da preocupação com o brinquedo e com as
brincadeiras por todo o Brasil.
Segurança em Brinquedos
Os brinquedos mexem com o imaginário do ser humano, sejam eles crianças ou adultos e é necessário que a segurança de quem manipule um brinquedo seja preservada.
A certificação é obrigatória para brinquedos utilizados por crianças até 14 anos. Atualmente todos os importados, devem possuir certificação.
No Brasil a certificação é compulsória e tem por objetivo evitar a exposição a riscos que possam surgir no uso normal ou indevido do Brinquedo.
A certificação é baseada na Norma Mercosul NM 300/2002, ABTN NBR 11786 e no Regulamento Técnico Mercosul, anexo a Portaria Inmetro nº108.
As avaliações são realizadas por órgãos acreditados pelo Inmetro e são determinadas de acordo com o tipo de brinquedo e baseadas na composição dos materiais utilizados, na avaliação da intenção de uso.
Os principais ensaios realizados foram por: Impacto e Queda; Mordida; Tração; Químico; Inflamabilidade; Ruído. Para ter o selo, o brinquedo deve ser aprovado em todos os ensaios aos quais for submetido.
Um estudo realizado pela Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos Estados Unidos (CPSC) baseado em informações obtidas em pronto-socorros naquele país, mostra que as causas mais freqüentes de acidentes são quedas, tropeços ou golpes com brinquedos. São acidentes relacionados com brinquedos.
No entanto, há acidentes "causados" por brinquedos que podem ocorrer por erro de desenho, material inadequado, fabricação com deficiências. As indústrias de brinquedos devem exercer controle extremo ao desenhar e produzir brinquedos, seguindo a Norma de Segurança do Brinquedo, ABNT 11786. Um brinquedo pode chegar a ser submetido a centenas de provas para garantir sua segurança, provas estas simulando o uso e abuso razoavelmente previsível que um brinquedo pode receber. As indústrias já se adequaram no sentido de respeitar esta Norma.
Legislação
A implantação da Brinquedoteca em referência à Lei nº. 11.104, a qual
dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas nas
unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de
internação.
Tal lei foi sancionada pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva,
no dia 21 de março de 2005, e abaixo se encontra descrita:
Art. 1º Os hospitais que ofereçam atendimento pediátrico contarão,
obrigatoriamente, com brinquedotecas nas suas dependências.
Parágrafo único. O disposto no caput deste artigo aplica-se a qualquer unidade de saúde que ofereça atendimento pediátrico em regime de internação.
Art. 2º Considera-se Brinquedoteca, para os efeitos desta Lei, o espaço provido de brinquedos e jogos educativos, destinado a estimular as crianças e seus acompanhantes a brincar.
Art. 3º A inobservância do disposto no art. 1º desta Lei configura infração à legislação sanitária federal e sujeita seus infratores às penalidades previstas no inciso II do art. 10 da Lei nº. 6.437, de 20 de agosto de 1977.
Art. 4º Esta Lei entra em vigor 180 (cento e oitenta) dias após a data de sua publicação. Brasília, 21 de março de 2005; 184º da Independência e 117º da República.
De acordo com a Associação Brasileira de Brinquedoteca, há necessidade de se fazer um planejamento adequado do espaço, onde o brinquedo possa estimular a imaginação e a criatividade.
Tenho como objetivo conscientizar, discutir e ampliar as idéias dos profissionais da educação e da saúde, quanto a proporcionar uma melhor qualidade de vida, para todas as crianças e jovens que utilizam a Brinquedoteca Hospitalar como um ambiente onde se possam aliviar as angustia e ansiedades através de atividades que as ajudem no atendimento de suas necessidades.Tornar a estada hospitalar da criança um pouco mais alegre e menostraumatizante, o que, segundo pesquisas atuais na área médica, divulgadaspela mídia, contribuem de forma positiva para a recuperação dos pacientes.Como referencial teórico, utilizo as experiências e pesquisas realizadas nasBrinquedotecas dos hospitais do Brasil onde já foram implantadas. Chamo a atenção e a defesa para o atendimento realizado por um profissional capacitado, em desenvolver e aplicar conceitos educacionais, e estimular as crianças na aquisição de novas competências e habilidades, e não apenas por voluntários.Buscamos como objetivos de uma Brinquedoteca:· Valorizar os brinquedos e atividades lúdicas e criativas;· Estimular o desenvolvimento global das crianças;· Despertar o interesse por uma nova forma de animação cultural que pode diminuir a distância entre as gerações;· Oferecer às crianças a oportunidade de experimentar os jogos antes de comprá-los;· Desvincular o valor lúdico do brinquedo do seu valor monetário ou afetivo, possibilitando à criança a aprendizagem de que não precisa possuir com exclusividade e pode usufruir partilhando com os outros;· “Dar oportunidade às crianças de se relacionarem com adultos de forma agradável e prazerosa, livre do formalismo decorrente das situações estruturadas em escolas ou outro tipo de instituições.” (FRIEDMANN, 1998).